Fallout Shelter – Estratégia Avançada I

3

Após jogar Fallout Shelter por mais de um mês acredito que o meu nível de conhecimento do jogo encontra-se já no que podemos chamar de avançado. Por isso decidi fazer um novo guia estratégico para jogadores que já dominaram o básico do jogo (podem encontrar o guia básico aqui) e que querem agora impulsionar o mesmo para níveis mais avançados. Portanto neste guia vamos falar sobre armas e equipamento, sobre as wastelands, treino dos SPECIAL’s (Atributos) e muito mais.

Dica # 1: Armas

Neste momento do jogo, posso dar-me ao luxo de vender praticamente todas as minhas armas, mantendo apenas as melhores e que valem mais caps. As armas são muito importantes no jogo uma vez que nos ajudam a lutar contra os Raiders e ajudam na sobrevivência dos dwellers que mandamos para as Wastelands. Além disso sempre que acontece um incidente no nosso Vault, como uma infecção de RadRoach (baratas radioactivas) ou um ataque de Molerats, os dwellers que se encontram nestas divisões infestadas, têm melhores hipóteses de atacarem e limpar as infestações se tiverem armas.

Deste modo devemos equipar sempre os nosso dwellers com armas, mesmo aqueles que nada fazem. É recomendado começar a equipar os dwellers mais próximos da entrada do Vault, uma vez que eles serão os primeiros a defrontarem um ataque de Raiders.

Tudo isso é muito bonito, mas como conseguimos estas armas?

Existem duas maneiras. A primeira é comprando as Launch boxes, ou ganhando-as com determinados achievments. Estas contêm 4 cartas que dão-nos recursos, armas, equipamento e até mesmo personagens especiais, aquelas que encontram-se no Lore do jogo, como a Bittercup.

No entanto a melhor maneira é mandar dwellers explorar as Wastelands, e é aqui que as SPECIAL’s entram, de certo modo, em acção. Dwellers com mais Luck, têm maior hipoteses de encontrar mais e melhores armas, equipamento e caps (a moeda do jogo). Claro que este método leva tempo e normalmente leva entre 20 minutos até 1 hora a encontrar uma arma. Quanto mais tempo eles estiverem nas Wastelands, mais armas, equipamento e caps irão encontrar.

Dica # 2: Wastelands

As Wastelands são sem dúvida a melhor maneira de conseguirmos equipamentos (roupas e armaduras), armas e caps.

Há medida que a população no nosso Vault vai aumentando, uma das melhores opções a ter em conta é mandar os dwellers que temos a mais e sem qualquer utilidade para as Wastelands.

Devemos tentar enviar sempre os dwellers bem equipados com roupas ou armaduras que aumentem a Luck, Strenght ou Endurance, para além de equipar sempre com uma arma. Para os mantermos o máximo de tempo possível nas Wastelands, envio também com Stimpacks e Radaways (normalmente no mínimo 1 de cada).

A maioria dos dwellers conseguem aguentar cerca de uma hora e meia sem morrerem quando não tem stimpacks ou radaways. Manter-los mais do que uma hora e meia poderá ser arriscado para um dweller com baixo nível de Endurance e sem os stimpacks. Dwellers com mais endurance e com 10 a 20 stimpacks podem aguentar mais de um dia nas wastelands.

Dica # 3: Evoluir o Vault

A principal dica em relação a evoluir o Vault, não é construir o mais rápido possível, mas sim preencher cada quarto do vault com a máxima capacidade de dwellers antes de adicionar, evoluir e juntar os quartos. Só podemos juntar três quartos, ou seja se construirmos mais do que três quartos do mesmo tipo um ao lado do outro, apenas 3 são fundidos num só. O que quero dizer com isso é que construir 3 quartos iguais, um ao pé do outro e evoluir-los é bem melhor do que construir os quartos separados, porque maximiza a quantidade de recursos que podemos produzir sendo mais eficiente a nível energético.

Storage (Sala de armazenamento): Não é uma prioridade, uma vez que já temos uma pequena quantidade de storage quando começamos com o Vault e as armas, bem como o equipamento devem ser equipadas logo que possível nos dwellers. Eventualmente com o tempo o espaço vai ficando cada mais cheio e aí sim devemos começar a construir storage rooms.

Residences (Residências): As residências têm dois objectivos. O primeiro é aumentar o número de dwellers que podemos albergar no nosso Vault e o segundo é procriar. Juntar um dweller masculino com um feminino, irá gerar um bebé depois de alguns “passos” de carisma. Lado positivo é que todo este processo aumenta também a felicidade dos dwellers envolvidos. Apenas os construo quando tenho necessidade, uma vez que raramente os mantenho lá a não ser para criar bebés.

Power, Water e Diners (Energia, Água e Restaurantes): Estes são os quartos essenciais do nosso Vault. Ambos têm o mesmo valor, uma vez que sem eles não é possível manter o vault operacional. Basicamente só temos que os manter a funcionar e as barras de recursos a verde e tudo irá correr bem. Se o Power estiver a vermelho, outros quartos irão deixar de funcionar e irá baixar a felicidade dos nosso dwellers. Se a barra de comida estiver a vermelho, os dwellers ficam doentes e tristes e se a barra de água estiver a vermelho, então os nossos dwellers irão sofrer de envenenamento por radiação.

Medbays e Science Labs: Estes quartos permitem a produção de Stimpacks e Radaways. De entre os dois quartos, provavelmente o Medbay é o mais importante, uma vez que é o que produz stimpacks. Se tivermos a barra de água sempre a verde, então dificilmente teremos que utilizar Radaways, uma vez que não irão sofrer de radiação. Claro que produzir Radaway poderá ser importante para quando mandamos os nosso dwellers para as Wastelands, no entanto iremos precisar sempre de mais stimpacks, uma vez que radroach infestations, incêndios, raiders e outros perigos reduzem a quantidade de vida dos nosso dwellers que só pode ser reposta com os Stimpacks.

Quartos de Treino: À medida que a população no Vault aumenta, vamos desbloqueando mais quartos e alguns deles são de treino, ou seja, ao metermos um dweller num destes quartos, ele irá aumentar o seu nível de SPECIAL especifico ao quarto. Maior nível de SPECIAL permite a um aumento de produção, bem como felicidade dos nosso dwellers, desde que estejam associados aos quartos correctos e não só. Se queremos ter um dweller que aguente-se o máximo de tempo nas Wastelands e que traga o máximo de loot possível então é uma boa solução treinar este dweller em Strenght, Endurance e Luck, antes de o mandarmos para as Wastelands. Num cenário mais avançado podemos treinar um dweller de modo a ter todos os SPECIAL’s no nível máximo. Há que ter sempre em atenção que treinar os SPECIAL’s levam várias e longas horas.

Basicamente é isso. Deixei aqui algumas dicas mais avançadas e interessantes que irão ajudar na gestão e crescimento do Vault.

Mais uma vez, se tiverem outras dicas que acham importantes, deixem um comentário. e não se esqueçam de ver a análise ao jogo, bem como as estratégias básicas.

Partilhar.

Sobre o Autor

Nuno Viveiros é o administrador e criador do site APTDroid. Ele adora jogos, filmes, séries, musica, carros e tudo o que é gadgets.

3 comentários

  1. Só queria saber uma coisa, essas receitas que recebemos eu não consegui achar elas para produzidas ou sei lá oq haha, tipo eu ganhei mas não sei pra onde elas foram nem sei oq fazer com elas, pode me ajudar??

Comentar