Fallout Shelter – Estratégia Avançada II

0

E para começar bem o ano, trago-vos mais umas dicas para quem está a jogar Fallout Shelter. Estas dicas dedicadas aqueles jogadores que já se encontram com mais de 100 dwellers no seu Vault e precisam de alguma ajuda a gerir e administrar o Vault. Neste artigo irei falar sobre como melhorar a performance dos nosso dwellers nas Wastelands (durar mais tempo e obter melhores items e caps),  quartos de recursos mais avançados (Nuclear Reactors, Gardens e Water Purification Systems), entre outras coisas.

Dica #1: Sobrevivendo e tirando maior proveito das Wastelands

O tempo que um dweller pode passar nas Wastelands, depende de alguns factores, sendo que o máximo que um dweller aguentou-me foi cerca de 3 dias. Neste caso ele decidiu regressar, sem que eu lhe ordenasse, porque encontrava-se com o inventário cheio. Portanto para que um dweller consiga sobreviver o máximo de tempo possível é necessário ter em conta os seguintes aspectos:

  1. Um dweller com um maior nível de experiência, consegue aguentar-se mais tempo nas Wastelands do que um nível mais baixo. Por exemplo, se dermos o mesmo equipamento, incluindo stimpacks e radaways, a um nível 50 e a um nível 10, o dweller com nível 50 irá aguentar mais do dobro do tempo do que um de nível 10;
  2. Levelar os SPECIAL’s. De todos os SPECIAL’s, endurance é o que permite ao dweller aguentar-se o máximo de tempo nas Wastelands. Se juntar-mos strenght (que nos permite defender e atacar os perigos melhor) e luck (para obtenção de mais e melhores items), então os resultados dos nosso dwellers serão melhores. Com tempo, o ideal será mandar dwellers para as Wastelands com todos os SPECIAL’s a nivel 10 (ou mais se usarmos equipamentos).

Em modo de conclusão, é recomendado enviar para as Wastelands um dweller de nível 20 ou mais, com 10 stimpacks e radaways, uma arma que tenha mais do que 7 de dano, equipamento que aumente strenght, endurance ou luck, e com os SPECIAL’s (strenght, endurance e luck) a nível 10.

Dica #2: Quartos de recursos avançados

Quando nos encontramos já num nível mais avançado do jogo, a utilização dos quartos de recursos avançados como Nuclear Reactors, Gardens e Water Purification Systems, é essencial.

Com mais de 100 dwellers conseguimos desbloquear os quartos de recursos avançados. Estes são bem mais caros para construir do que os quartos de recursos normais, no entanto os avançados permitem-nos ter muito mais storage de recursos do que os normais. Dando o exemplo do Nuclear Reactor, de dimensão 3 quartos e com upgrades máximos, produz 59 pontos de power e tem uma storage de 1200 power, que comparados com a Estação normal de energia, só produz 49 pontos de power e 300 de storage. Além disso um Nuclear Reactor não produz radiação, por isso não há que ter medo em apostar nestes quartos avançados.

Recomendo, quando possível, que substituem a estação de energia inicial por uma nuclear.

Dica #3: Felicidade, quartos de treino e gestão

Felicidade:

Fazer bebés é uma das dicas iniciais do jogo. Eles aumentam a população do Vault e desbloquear novos quartos para construirmos e além disso aumentam a felicidade no vault. Quando já estamos avançados no jogo e temos mais de 100 dwellers então o único objectivo para criarmos bebés é apenas para aumentar a felicidade dos nosso dwellers. Este irão aumentar para 100% ou na pior das hipóteses para 75%. Muito útil para aqueles dwellers que estão com uma percentagem de felicidade muito baixa. Afinal de contas ser-se social aumentar o nível de felicidade 😉

Outra maneira de aumentar a felicidade é quando conseguimos fazer Rush a um dos quartos de produção com sucesso. Neste caso, os dwellers que lá trabalham irão ver a sua felicidade aumentar. Há no entanto que ter atenção porque fazer Rush a um quarto poderá falhar e aí temos incêndios e ataques de baratas ou molerats. Até 25% de risco, normalmente a percentagem de sucesso é muito elevada, no entanto quando a percentagem de risco é superior a 30% então dificilmente temos sucesso. Se os dwellers que trabalham no quarto têm altos níveis de Luck, então a probabilidade de risco é menor. Rush num quarto também dá-nos como recompensa experiência para os dwellers e caps.

Quartos de Treino:

Mais uma vez temos que ter em conta que já temos um vault com mais de 100 dwellers. Nesta situação quando já tenho os quartos de produção já com os dwellers com os respectivos SPECIAL’s no máximo, aproveito aqueles dwellers que estão sem fazer nada e começo a treinar-los. O objectivo é ter todos os SPECIAL’s no nível máximo e como tal, vou rodando entre eles os diferentes treinos.

Em especial gosto de começar com Strength, Endurance e Luck e depois vou rodando entre Agility, Perception, Charisma e Intelligence.

Quando o dweller encontra-se com todos os SPECIAL’s no nível máximo, equipo-os com a melhor arma que tenho disponível em storage e mando-os para as Wastelands. Deste modo para além de conseguir mais caps e equipamento, também consigo com que o dweller chegue ao nível máximo (50).

Dica #4: Desastres

Por vezes o nosso vault é atacado por desastres, como infestações de baratas radioactivas e molerats, incêndios, ataques de Raiders e até mesmo de Deathclaws. De todos estes ataques o mais perigoso é sem dúvidas os de Deathclaws, no entanto todos os outros representam riscos, principalmente para os nossos dwellers de níveis mais baixos e mal equipados.

Portanto, o que podemos fazer para minimizar os estragos?

StimPacks!

Sim StimPacks é uma das soluções, principalmente quando sofremos ataques de Raiders e de Deathclaws. Durante um desastre, seja ele um ataque de Raiders, Molerats, Baratas ou até de Deathclaws, podemos sempre seleccionar o dweller que está a perder vida e podemos aplicar um StimPack de modo a recuperar os pontos de vida. Quando maior for o Vault e mais dwellers tivermos, mais fortes serão os desastres, por isso convém ter sempre em storage uma boa quantidade de StimPacks e RadAway.

Caso o desastre aconteça e os dwellers naquele quarto morreram, os sobreviventes irão sofrer de desmoralização. Quem é que realmente gosta de trabalhar com um morto ao lado? Se isso acontecer e não tivermos caps para reanimar o dweller morto, então convém mudar os dwellers vivos para outro quarto até termos caps para reanimar.

Normalmente após um desastre, o vault perde uma boa quantidade de power. Se isso acontecer, alguns quartos irão estar ao escuro, e mais uma vez tal situação é desmoralizante para os dwellers que lá se encontra. Mudar estes dwellers para um quarto com electricidade é uma maneira de evitar que estes percam felicidade.

Para finalizar, quando acabar um desastre, há que usar StimPacks em todos os dwellers que tiveram envolvidos neste desastre. Porquê? Porque a qualquer momento poderá acontecer outro desastre no mesmo quarto e se os nosso dwellers têm pouca vida, mais facilmente irão morrer.

Não se esqueçam de reanimar aqueles dwellers mortos o mais rápido possível quando tiverem Caps, porque se um dweller tiver morto durante muito tempo naquele quarto, este irá ficar praticamente inútil. Isso aconteceu-me num quarto de storage, quando um Raider morreu e esqueci-me de colectar os espólios. Quando dei por mim já sem o corpo do Raider, todos os meus dwellers estavam com péssima moral / felicidade. Fui obrigado a destruir o quarto e construir um novo.

Basicamente é isso. Deixei aqui mais algumas dicas avançadas e interessantes que irão ajudar na gestão e crescimento do Vault.

Mais uma vez, se tiverem outras dicas que acham importantes, deixem um comentário. e não se esqueçam de ver a análise ao jogo, bem como as estratégias básicas e estratégias avançadas I

Partilhar.

Sobre o Autor

Nuno Viveiros é o administrador e criador do site APTDroid. Ele adora jogos, filmes, séries, musica, carros e tudo o que é gadgets.

Comentar