[Análise] Taskos Task list

0

tumbTaskos é uma aplicação para Android que nos permite organizar, de modo simples e eficaz, uma lista de tarefas. Com esta aplicação é possível adicionar tarefas através de um sistema de reconhecimento de voz. Permite ainda adicionar, editar e apagar tarefas, escrever notas, definir alertas e, até mesmo, efetuar chamadas já adicionadas às tarefas com o nome do contacto pretendido. Também é possível adicionar categorias para cada tarefa e ordenar a ordem das tarefas segundo as categorias.

Para além destas características, é-nos oferecido a oportunidade de sincronização com Google Tasks.

Encontra-se disponível também widgets para o ecrã principal do telemóvel facilitando deste modo o acesso à lista de tarefas.

Características:

Aplicações para a gestão de listas de tarefas são das mais abundantes no mercado. No entanto, consideramos que Taskos é das mais intuitivas e, provavelmente, das melhores que estão disponíveis. É uma aplicação gratuita. Uma das suas principais características é a possibilidade de adicionar tarefas através da voz o que poderá simplificar bastante as tarefas. Em 10 tentativas acertou cerca de 7 vezes, o que não é nada mau. Infelizmente, esta funcionalidade não se encontrava disponível no HTC Magic, uma vez que é um telemóvel já um pouco obsoleto.

 taskos-screen-main-1 taskos-screen-menu-1

Adicionar tarefas através do texto é simples e deixa a possibilidade de o utilizador mais tarde editar a categoria, o lembrete, adicionar notas, prioridades e data que pretende concluir a tarefa. Para além disso é possível partilhar a tarefa. Infelizmente esta funcionalidade não funcionou com o htc magic nem com o Samsung Galaxy, indicando uma falha na ligação.

De igual modo interessante: é a possibilidade de marcar como completa a tarefa ao passar o dedo por cima da mesma num movimento de “riscar”, sendo que o movimento contrário torna a tarefa novamente ativa. Para remover as tarefas completas basta um simples abanar do telemóvel que irá perguntar se quer remover as tarefas concluídas – o que poderá ser útil uma vez que poupa-nos tempo a ter de apagar uma por uma.

 taskos-screen-options-1 taskos-screen-widget1

É possível ordenar as tarefas segundo a prioridade, data ou até mesmo categoria. No entanto, a ordenação é algo limitada; não é possível reorganizar as tarefas dentro de categorias ou prioridades.

A possibilidade de sincronizar com o Google Tasks é agradável porque nos permite aceder no computador e ter um backup das tarefas. Mas é limitado já que poderiam ter a sua própria plataforma online.

Utilidade:

Tempo é algo muito valioso nos tempos de hoje. É, também, algo em falta em muitas pessoas. Taskos ajuda-nos a dar prioridade às tarefas que consideramos ser as mais importantes. Permite mantermo-nos organizados e ajuda-nos a controlar o que realmente tem de ser efetuado.

É sempre uma boa aplicação para efetuar a lista de compras semanal ou mensal.

É uma aplicação com um grande índice de utilidade.

Facilidade de uso:

Taskos é uma aplicação extremamente fácil de se utilizar. A simplicidade é um fator positivo, assim como, as suas funcionalidades base. A possibilidade de adicionar tarefas, através da voz, é um grande ponto a seu favor.

No geral, é uma aplicação muito acessível.

Frequência de utilização:

Inicialmente, podem achar que esta seja uma aplicação a não ser utilizada diariamente. Na verdade, após a utilizar, irá notar (quase) uma necessidade de continuar a servir-se dela. Esta aplicação permite atribuir prioridades às nossas tarefas recorrentes e controlar, de certo modo, o nosso tempo.

Interface e Design:

A aplicação, e como já foi referido anteriormente, é muito simples de se utilizar. É intuitiva. Apresenta-nos um tutorial, aquando da primeira utilização, que nos permite verificar as suas funcionalidades base. Este tutorial encontra-se disponível, para novas visualizações, nos settings.

 taskos-screen-widget2 taskos-taskinfo-1

O design é, de certo modo, minimalista (o que torna prática a utilização desta aplicação). O contraste de cores, apesar de não ser inovador, permite-nos navegar agradavelmente.

HTC Magic Versus Samsung Galaxy S2:

Sendo o HTC Magic um telemóvel já datado, apenas uma das funcionalidades da aplicação não está disponível – o sistema de reconhecimento de voz. É importante referir que a versão, em que foi testada a aplicação, estava disponível com o Sistema Operativo 2.3.3. A aplicação, neste telemóvel, apresentou-se rápida e eficaz não se mostrando muito díspar da execução no Samsung Galaxy S2.

Prós e Contras:

  • (+) Simplicidade da aplicação;
  • (+) Adicionar tarefas através da voz;
  • (+) Marcar tarefas completas com o passar do dedo;
  • (+) Abanar o telemóvel para apagar as tarefas completas;
  • (+) Tutorial;
  • (-) Apenas permite sincronizar com Google Tasks;
  • (-) Não ter a sua própria plataforma online;
  • (-) Limitação em ordenar as tarefas.
[easyreview title=”Avaliação” cat1title=”Facilidade de uso -> 8/10″ cat1detail=”Uma aplicação extremamente fácil de se utilizar. ” cat1rating=”8″ cat2title=”Interface e Design -> 7/10″ cat2detail=”Simples, intuitivo e de design agradável.” cat2rating=”7″ cat3title=”Utilidade -> 9/10″ cat3detail=”Aplicação extremamente útil e irão dar por si a utilizar frequentemente esta aplicação.” cat3rating=”9″ cat4title=”Performance -> 8/10″ cat3detail=”Uma aplicação rápida e leve..” cat4rating=”8″ summary=”Taskos acaba por ser uma aplicação quase perfeita, pecando principalmente pela falta de um webservice de modo a garantir um acesso em qualquer plataforma. Por este motivo a nossa avaliação final é de 8/10.”]

 

Se gostou do artigo, por favor apoie o projeto (site) e faça uma doação [paypal-donation]

Partilhar.

Sobre o Autor

Nuno Viveiros é o administrador e criador do site APTDroid. Ele adora jogos, filmes, séries, musica, carros e tudo o que é gadgets.

Comentar